sábado, 9 de janeiro de 2010

Fatalidade ou Insolação?



Brasileiro tem mania de chamar de fatalidade tudo de ruim que acontece no país. A enchente é fatalidade, a tragédia de Angra...

Desde a antiguidade o homem sabe que não deve se instalar nas proximidades dos rios, a história do rio Nilo mostra essa sabedoria com excelência. Daí vem nosso povinho esperto, que acha graça em burlar a legislação, conta vantagem da situação e depois chora na televisão. Perderam tudo, móveis, alimentos, por vezes até as vidas dos membros da casa são perdidas também. Tudo fatalidade! É imprevisível que o rio sobe quando chove, que há tempos de cheias e de estiagem, é imprevisível que se tentarmos levar vantagem em cima da natureza, mais cedo ou mais tarde ela inexoravelmente mostrará a sua grandiosidade.

A “fatalidade” de Angra seria previsível por qualquer técnico do ramo, pelos bombeiros. Será que o local tinha alvará? E era uma pousada de luxo, com certeza levou muito até a tragédia do reveillon. Agora o prefeito de lá suspendeu o decreto de ocupação urbana, por enquanto não libera pra mais ninguém. Bom, se ele suspendeu é porque estava muito errado e agora isto tá escancarado pra todo o mundo ver. Mas por quê? Ah, muuuuuito Euro na cueca (dolar não tem mais graça), pode ter certeza! Depois, para apaziguar, as autoridades falam: “Fatalidade”... Ah, me respeita, fatalidade pra mim é o furação, o tsunami, os tornados... nem erupção de vulcão eu considero fatalidade. Ora, com o conhecimento que hoje temos em tecnologia, o homem está mais do que apto a distinguir um vulcão de um “planaltinho” e de montanhas. E por falar nisso, como canta Claudia Leite, graças a Deus que “no Brasil não tem vulcão”!!! Do contrário iríamos ver a cena hilária da especulação imobiliária lucrar com prédios até praticamente a boca do bichão e, com certeza, fazendo propaganda da melhor vista da região. Depois? Ah, depois amargamos com a velha estória da “fatalidade...

É a Lei de Gérson na versão do Português... melhor, do brasileiro mesmo, aquele não se importa com os absurdos do país, mas que não gosta da piada de sua realidade.

Como canta Claudinha Leite na música “Insolação do Coração” : Paz, carnaval, futebol... Não mata, não engorda e não faz mal...” é muita insolação sim, mas na cabeça dessa gente sem noção.

Um comentário:

Unknown disse...

Amiga, já tinha uma grande admiração por vc, por tudo que já é e agora sabendo dessa sua nova versão, quero manifestar aqui os meus respeitos e lhe parabenizar. Que Deus ilumine essa sua causa para que nunca falte recursos em sua defesa aos animais...bjs.