quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Quatro meses após matança, abandono de animais continua em Ribeirão Preto


Quase quatro meses após a matança de 46 animais, sendo 39 gatos, seis gambás e uma cadela, o abandono continua no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto.
No local, é possível encontrar e ter livre acesso a dezenas de gatos e grande quantidade de ração colocadas por protetores, além de abrigos de papelão improvisados para servir como “casa” aos animais.
Na época da matança, mudanças como intensificação da fiscalização e um estudo sobre a colocação de câmeras no local foram prometidas em uma reunião onde estavam presentes Dra. Viviane Alexandre, as ONGs Cãopaixão, Associação Vida Animal (AVA), Projeto Murilo Pretinho e representantes da OAB, mas até o momento, nenhuma delas foi cumprida.
“Começo a achar que esse governo pode ter o estigma das questões inacabadas, já que muitas coisas são prometidas, mas, a maioria não é colocada em prática”, diz Maria Cristina Dias, presidente da AVA.
Ainda de acordo com Maria Cristina, um documento feito pela advogada Viviane Alexandre em nome das três ONGs pedindo soluções para questões relativas à causa animal na cidade foi protocolado na prefeitura em 16 de agosto, mas nenhuma resposta foi dada até o momento.
Uma das cobranças é em relação aos animais do Morro do São Bento. Confira um trecho:
“Definição quanto às providências que serão tomadas no Morro do São Bento para impedir o abandono de animais, entre outros crimes (lembrando que há mais de 50 pontos de abandono de animais na cidade), pauta iniciada em março de 2011 e até o momento não concluída.”
Procurada por dois dias pela reportagem do EPRibeirão, a prefeitura não respondeu a nenhum dos contatos.
Matança
Na manhã de 9 de maio, vinte e seis gatos foram encontrados mortos no Morro do São Bento, região conhecida pela superlotação de felinos, no Jardim Mosteiro. Nos dias seguintes, mais animais foram encontrados, totalizando 46, entre eles, 39 gatos, uma cadela e seis gambás.

Um laudo, baselado na análise das visceras de um dos felinos apontou que as mortes foram provocadas por envenenamento por "chumbinho". 

Um suspeito foi investigado, mas nada foi comprovado. 


Fonte: EP Ribeirão

Um comentário:

Cecilia disse...

Lamentavel o descaso do poder público. Protetores de animais, o ano que vem temos eleição municipal
vamos ficar atentos.