terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Não gosta de bicho? Entenda porque a defesa animal interessa a você:




Imagine chegar em casa cansado, deitar e não conseguir dormir devido ao barulho do “namoro” dos gatos no telhado e dos latidos dos cães da rua... Ao amanhecer, indo para o trabalho com seu veículo próprio, atropelar um gato ou um cachorro, que dependendo do tamanho, causa sérios prejuízos financeiros (se for moto então, pode ainda causar alguns dias de internação, isto se não for mais grave). Após o trabalho, conforme recomendação médica, sair para caminhar e ganhar de brinde uma maratona de obstáculos de tantas fezes nas calçadas. Claro, em uma será inevitável pisar, e o escorregão vem por tabela... Daí, chegar em casa cansado, deitar e não conseguir dormir devido ao barulho do “namoro” dos gatos no telhado e dos latidos dos cães de rua...

Sim, para você que é indiferente ou odeia animais, este texto te trará uma luz sobre a importância do trabalho dos protetores de animais na tua vida!

Você sabia que a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP constatou que enquanto o número de homens, entre 2002 e 2008, cresceu 3,5%, a quantidade de cães aumentou 60% e a de gatos, 152,17%? Com este crescimento populacional, em 2030, a população humana poderá ser superada pela canina. A população felina, bem antes disso.

Isto significa que a história (ou pesadelo) contada acima pode ser tornar realidade na sua vida em muito menos tempo do que imagina. Culpa dos protetores? Não! Culpa de quem não ouviu e não ajudou os protetores de animais!

É isto mesmo que está lendo. Nós protetores de animais lutamos e suplicamos diariamente por uma política pública eficaz de controle populacional desses animais urbanos. Somos ignorados pelo poder público, precisamos fazer passeatas, chamar a imprensa, acionar o Judiciário, tudo isto enquanto você questiona o por quê não cuidados de Direitos Humanos ou não lavamos um balde de roupas. Além disso, também lutamos por mais educação e por mais tolerância e respeito a todas as formas de vida (o que inclui a sua e de sua família).

Uma de nossas grandes lutas é a implantação da Educação Humanitária nas escolas, que nada mais é do que uma forma de educação em valores que trata da educação para a paz, cidadania, igualdade de gênero, raça e bem estar animal. Será que isto tem reflexo na violência do dia a dia?

Claro, temos interesses diversos. O interesse do protetor de animais é não submetê-los a crueldade, ao abandono, aos maus tratos em geral, por isto a conscientização quanto à importância do controle populacional e educação para guarda responsável é tão importante para nosso movimento. Para você se torna importante porque te livra de uma situação fática que poderia ser um pesadelo em tua vida! E concordamos com isto, afinal, até para quem gosta de bicho esta situação não é agradável.

Por esta razão, a partir de agora, ajude-nos a te ajudar. Não queremos que seu pesadelo se torne realidade.

Viviane Alexandre

Um comentário:

Patricia Monteiro disse...

Vivi, fantástico o seu texto. Obrigada por ceder seu tempo e sabedoria aos animais, que Deus te abençoe a cada dia.
Compartilhadíssimo!!!