segunda-feira, 14 de maio de 2012

A MODA DA CRUELDADE CHEGA AOS CASAMENTOS




A mente humana não cansa de inovar, principalmente no que se refere à insensibilidade com os animais. É triste ver a forma como muitas pessoas usam outros seres vivos como se fossem “nada”, um pedaço de papel.

A novidade nas festas de casamento tem sido a chuva de borboletas vivas ao invés do arroz no final da festa.  Sim, borboletas...

Segundo a revista VEJA, edição 2268 de 9 de maio de 2012, para criar tal efeito, ao custo de 570 reais a centena,  as borboletas são congeladas nos criadouros e enviadas por avião, sendo despertadas pouco antes da cerimônia.

Daí eu pergunto: é ético congelar seres vivos para serem usados como ornamento em festas, pura diversão? O efeito vale a pena? Com certeza se tivessem essa mesma tecnologia os donos de navios negreiros teriam congelados negros as pencas para vende-los no destino, evitaria muitas mortes por doença e banzo. 

Lutamos diariamente contra touradas, montarias, bulldog, laçadas e outras diversões de estúpidos seres humanos que não tem o menor respeito com a vida e agora isso? Um momento tão especial como o casamento passa a ser palco de crueldade com animais por prazer? 

Pense nos seus filhos e netos, já criados com os novos conceitos que a evolução da civilização os capacita assistindo a uma gravação tão linda com esta cena das borboletas ao final... A repugnância, vergonha e tristeza de saber que um dia seus ancestrais se deliciaram com o sofrimento de outros seres vivos, outros terráqueos...

Nós somos a forma como tratamos os animais em público ou no privado. E os maus tratos não devem ser um circo, não devem ser explorados. A tradição não passa de uma série de erros acumulados. Para ultrapassar os erros é preciso vencer essas tradições.

A pergunta não é “Eles pensam ?” ou “Eles falam?”, mas sim “Eles sofrem?” (Jeremy Bentham)

Viviane Alexandre 

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! A respeito de congelamento das borboletas, isso acontecesse também naturalmente na natureza.
Em tempo de frio elas se ibernam, esperando a primavera para o despertar e viver naturalmente.
Pelo que vi , depois das borboletas disperta e soltas poderão viver como outras.

Genivaldo

Anônimo disse...

A comercialização de borboletas para tal fim é indignante! Mas, faltou muitas informações nesse post, o que acontece com as borboletas não é congelamento e sim um processo de diapasão, onde o resfriamento desacelera o metabolismo dos animais. sou totalmente contra esse procedimento, apesar de acontecer naturalmente, quando induzido pode acarretar a morte dos insetos. Sem contar no POSSÌVEL desequilibrio do meio ambiente em que foram soltas as borboletas.Apesar do Ibama conceder autorização para tal fim, é questionável essa conduta. A revoada de borboletas é evento amador no Brasil e carente de mais estudos! Um pouco a mais de fundamentação não faz mal a ninguém! Att., Érika Silva