quarta-feira, 16 de maio de 2012

O HORROR DO CANIL DE TAQUARITINGA – A culpa é de todos nós


Após denúncias, um canil de Taquaritinga-SP, que vendia filhotes de todas as raças, foi arrombado para resgatar 6 cães ainda vivos, mas em péssimas condições de vida. No terreno ao lado, a polícia encontrou mais 40 quarenta ossadas de animais que viviam no local e morreram devido a negligência dos proprietários, que os abandonou.  O canil estava em situação insalubre, com remédios vencidos, sem ração, fezes, água suja e contaminada.



E qual a nossa culpa no caso, você deve estar pensando? Sim, somos todos culpados, pois está na Constituição que a defesa dos animais é DEVER de todos nós, não somente das autoridades. Mas a culpa não para aí, quem não conhece um lugar que compra e vende animais? Quem não conhece ou já comprou um animal de um pet shop ou criador sem verificar em quais condições vivem os pais desses filhotes? Estou aqui a falar do que chamamos de “Fábrica de filhotes”.




 Todos nós conhecemos casos de pessoas que compraram filhotes sem se preocupar com o lugar de onde ele veio. Não por maldade, mas por falta de consciência sobre a realidade por trás desse comércio. Há sim criadores sérios, que se preocupam com o bem estar físico e psicológico de seus animais. Mas infelizmente há muitos criminosos que mantêm suas “matrizes” em gaiolas minúsculas ou os tratam como se fossem “coisas”, “formas” que “fabricam o produto a ser vendido” . Privam o animal do direito fundamental a vida digna e feliz, não respeitam suas necessidades enquanto ser vivo, que sofre, sente fome, medo, frio, tristeza,  não respeitam-lhes as 5 liberdades (livres de medo e estresse;  livres de fome e sede;  livres de desconforto; livres de dor e doenças; e liberdade para expressar seu comportamento natural).




Esta falta de consciência e omissão de todos nós alimenta e mantém esse comércio criminoso, desumano e cruel com os animais.  Precisamos ser mais ativos, mais participativos, mais críticos. Precisamos mudar nossos paradigmas, exigir mudanças, exigir ética e respeito à vida animal. Somos todos criminosos por nossa omissão.

Todos nós, como cidadãos, temos a obrigação de intervir, de nos envolvermos nas coisas. Somos nós, como cidadãos, que mudamos o rumo das coisas.

Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados. (Edmund Burke)

Viviane Alexandre

2 comentários:

Seja Cãociente disse...

Holocausto!!!!
Cada pessoa que participou mesmo indiretamente do abandono desses animais tem sua parcela de culpa nas 40 mortes e todo o sofrimento causado a cada um deles, os que se foram e os que restaram.

Anônimo disse...

Um horror ! Vi hoje cedo na TV a reportagem ! Difícil acreditar que um local onde se criam e se vendem filhotes, nunca antes ninguém percebeu !!! Concordo com Cãociente!!!!!!!