terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tosar ou não tosar?

O calor chegou com tudo e com ele os problemas para o seu pet pode ter chegado junto, principalmente se seu cão é braquicefálico, ou seja, focinho curto. Isso faz com que seu pet possa desenvolver dificuldade com a respiração.  Veja algumas raças com essa predisposição: Bulldog, Lhasa-apso, Pequinês, Pug, Shiht-tzu, entre outras. Se seu cão tiver a pelagem longa o problema pode ser ainda maior no calor intenso, fique atento a alguns sintomas:

1 - Aumento brusco da ansiedade do animal,
2 - Batimentos cardíacos acima do normal,
3 - Desitrataçao,
4 - Respiração ofegante,

A insolação deixa o cão sobre um estresse muito perturbante, então cuidado a exposição ao sol.
Mas e ai, deixar o cachorro peludão ou tosá-lo no calor? É nítido e perceptível a qualquer um que ver um cachorro de pelagem longa nesse calor, eles estão sempre com a língua de fora e deitados no piso.  A sensação é que eles estão passando muito calor, chega dar uma agonia só de olhar.

Tosar os cães de pelagem longa é uma dica, os cães até ficam mais felizes, com uma nova disposição para brincadeiras e passeios. Mas se você tosou seu cachorro deve ficar atento a pele do animal, pois os pets com pêlos mais longos possuem a pele mais sensível que os cachorros com pelagem curta natural, se deixá-lo no sol por muito tempo, as chances dele se queimar são inúmeras, pode optar-se também pelo uso de filtros solares para cachorros.


E os cães com pelagem curta, necessitam ser tosados?
A tosa também facilita muito a visualização de pulgas e carrapatos. Fica a dica!

Lembre-se de manter sempre água fresca para seu cão, se forem dar uma caminhada, o indicado é levar água para ele junto, pois as altas temperaturas podem levar seu pet a uma desidratação e até a morte. Não esqueça o horário indicado para passeios, antes das 10h e depois das 17hs.

As vezes é legal investir na tosa, pois o cão fica muito diferente, da até a impressão de ser outro cãozinho.

Nenhum comentário: