quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Animais de estimação são ótimos para o desenvolvimento das crianças

"O animal é tão bacana", diz a letra da música Bicharia, de Chico Buarque. Não é difícil imaginar uma frase com esse sentido sendo dita por crianças. Pequenos, em geral, adoram bichos e querem pegá-los, brincar com eles e levá-los para casa. O convívio de meninos e meninas com os pets, segundo especialistas, não resulta apenas em diversão e lazer. Alguns benefícios como desenvolvimento de um senso de responsabilidade maior e a possibilidade de prepará-los emocional e socialmente são outras das vantagens que a presença de animais pode trazer.

O principal ganho seria o fato de que o afeto criado pela relação permite que a criança desenvolva aspectos emocionais e saiba também se portar melhor socialmente. Um animal doméstico atua sempre como uma importante ferramenta para os exercícios afetivos.

Além disso, o contato com os animais também traz maior resistência para o organismo infantil. Algumas alergias, por exemplo, podem ser combatidas por agentes de defesa que se desenvolvem devido ao convívio. O contato com os pets desde os primeiros meses de vida propicia uma série de experiências imunológicas, ajudando a criança a desenvolver capacidades de defesa contra agentes variados. Para garantir esses benefícios, no entanto, é preciso que os animais vivam em boas condições físicas e de higiene.

A escolha do animal depende das condições disponíveis para a criação. A família precisa ponderar a possibilidade que tem de abrigá-lo, pensar no espaço ocupado, no tempo que será necessário para cuidar dele e analisar qual espécie se adequa melhor à rotina da casa. Os fatores são a motivação familiar, o espaço, a disponibilidade de tempo, as características da vida familiar e a capacidade financeira de arcar com os custos.

A afinidade da criança também é um fator que deve ser levado em conta. É válido perguntar para ela de que animal gosta mais e qual gostaria de ter. Assim, o vínculo é mais fácil.

Uma pergunta comum quando se pensa na relação entre crianças e animais de estimação é se existe idade adequada para se ter o primeiro bicho. Não há um consenso entre especialistas, mas todos concordam que, independentemente da idade, a orientação e a supervisão dos pais são fundamentais. Segundo especialistas, a idade ideal é a partir dos três anos, quando a criança já tem certa independência e é capaz de entender regras. Com supervisão, não existe problema que seja antes disso.

Fonte: sites.correioweb.com.br

Nenhum comentário: