quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cuidados que você deve ter com as unhas de seu pet.

QUEM CORTA A UNHA DO SEU CÃO/GATO? 

Se seu animal vive em quintal ,passeia,possui arranhadores no caso dos gatos,provavelmente suas unhas terão desgaste natural,mas se vive em apartamento ou área com piso liso certamente ele vai precisar ter as unhas aparadas.
Unhas não cortadas podem se curvar e crescer viradas para dentro , chegando a perfurar a carne do animal o que causa muita dor. O simples fato de andar já causa desconforto, porque é difícil colocar todo o peso em uma pata cuja unha cresceu dentro dela.
Se o cão não consegue andar direito, problemas nos ossos, articulações, quadril  e coluna começam a aparecer.
Principalmente os cães que possuem as unhas do 5º dedo que não entram em contato com o chão e crescem descontroladamente podem enterrar-se na pele e fazer feridas. Existem ainda algumas doenças que podem provocar crescimento excessivo das unhas (leishmaniose) e desgaste anômalo de algumas (claudicações e lesões que fazem evitar o correto apoio da pata.)
Para que no futuro o animal não ofereça resistência ao corte o ideal é acostuma-lo desde filhote a ter os dedinhos manipulados,você pode usar de petiscos para que ele associe a um momento prazeroso.

Observe a imagem abaixo;


Veja que a unha é irrigada, nela tem uma área rosada conhecida como Sabugo que ao ser atingida causa muita dor e grande sangramento. 


Nas unhas claras elas são de fácil visualização porém nas escuras nem sempre é possível enxergar. Repare que só a pontinha das unhas onde inicia a curvinha devem ser aparadas. A menos que você se sinta bastante segura de fazer em casa o melhor é procurar um profissional. Converse, tire suas dúvidas e só então entregue seu peludo a ele se sentir confiança. 
(Verifique se não estão cortando muito curta as suas unhas do seu bichinho,na dúvida questione)
Existe também a opção de lixar,vai depender da tolerância do seu peludinho.

Fonte: Denise Dechen

Nenhum comentário: