domingo, 21 de março de 2010

... a boca fala do que está cheio o coração. (Lc 6.45)



A nossa língua é comparada ao fogo. Apenas um “palito de fósforo” pode incendiar toda uma floresta (Tg 3.5).

“Com ela bendizemos ao Senhor; também com ela amaldiçoamos os homens... de uma só boca procede benção e maldição...” (Tg 3.9,10)

”Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.” (Mt 12.36,37)

Infelizmente é muito comum que nos momentos de ira, ou até mesmo em nossas brincadeiras percamos de vista a orientação divina e a língua transforma-se em instrumento para o mal e palavras amaldiçoadoras são proferidas. É preciso um cuidado redobrado com as palavras que denotam maldição.

O ser humano possui uma particularidade muito especial, pois além da vida física, há a espiritual. Devido a esta espiritualidade natural, ele detém em suas palavras autoridade para abençoar ou amaldiçoar; dar vida ou tirar vida. (Lc 10.19,20)

O mau uso da língua pode trazer sérios danos sobre sua própria vida ou de outrem.

“Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” (Sl 141.3)


“Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardio pra falar ... Se alguém não tropeça no falar é perfeito... Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno... A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar... Com ela bendizemos ao Senhor; também com ela amaldiçoamos os homens, feito à semelhança de Deus: de uma só boca procede benção e maldição... Seis cousas o Senhor aborrece... Língua mentirosa... Testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

( Tg 1.19; 3.1-12 e Pv 6.16-19)

Mateus 12.33-34 fala que "Ou dizeis que a àrvore é boa e seu fruto bom. Ou dizeis que a àrvore é má e seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raças de víboras, como podeis dizer coisas boas sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca". 

Que cada um se auto avalie, o silêncio é a voz do Pai. O que tem saído de sua boca? Bençãos ou maldições? Discórdia ou união? 
O mal que se deseja nunca é demais. Sua vida é simplesmente a materialização de seus pensamentos e suas palavras. Parabéns.

Nenhum comentário: