sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TÁ PROIBIDO E DÁ CADEIA!

Você sabia que desde 2008 está terminantemente proibido fazer cirurgias estéticas desnecessárias em animais, como: cortar o rabo, as orelhas, retirar as unhas de gatos?
Pois é, acompanhando todos os estudos mais recentes sobre bem estar animal,  o Conselho Federal de Medicina Veterinária instituiu algumas normas através da Resolução nº 877, publicada no Diário Oficial da União em 19.03.08, para disciplinar, uniformizar e normatizar as cirurgias em animais de produção, bem como as feitas em pequenos animais e em animais silvestres. 

Antes mesmo desta Resolução, já havia o entendimento de que tais praticas em animais domésticos eram erradas, pois não traziam bem estar, pelo contrário. O rabo cortado impede a comunicação de cães entre seus semelhantes e conosco mesmo, entre outras desvantagens aos animais. A orelha cortada também já deixou muitos cães com dores de ouvido crônicas horríveis. Com relação aos gatos também há inúmeros problemas.
E vamos pensar bem: quando falamos em animais, precisamos pensar em bem estar para eles, não para nós! Será que se virasse moda andar por aí com 4 dedos, como a mão do nosso Presidente Lula, você decidiria fazer uma cirurgia para ficar igual? Porque algum imbecil lá trás falou que "é da raça" cortar o rabo, você vai cair nessa? Se fosse da raça ficar sem rabo, já nascia sem!
E vamos lá, se a cirurgia é desnecessária, além do médico veterinário que fez o procedimento poder sofrer sérias sanções pelo CRMV, vai responder também por crime ambiental, pois mutilar é considerado maus tratos e este é considerado crime pela Lei 9.605/98, art. 32, pode verificar!

Então vamos entrar na moda do "bem estar animal", vamos incentivar as 5 liberdades! Nada de mutilar, pintar o coitado de azul, cor de rosa...

Grande abraço a todos.

Viviane Alexandre

Nenhum comentário: