domingo, 15 de maio de 2011

MANIFESTO CONTRA MORTE DE MAIS DE 48 ANIMAIS EM RIBEIRÃO PRETO



Na manhã de hoje (domingo, 15 de maio de 2011) fizemos um manifesto pacífico contra a chacina de gatos e outros animais que ocorreram no Morro do São Bento em Ribeirão Preto. O local é conhecido como um dos 50 pontos de abandono da cidade e algum criminoso/psicopata fez um verdadeiro massacre com os gatos do local através de um agrotóxico proibido que é o chumbinho. 

Mais 3 gatos foram encontrados mortos hoje, aumentando para 48 o total de vítimas do maníaco. O número pode ainda aumentar, pois a mata é densa e dificulta o acesso. Mais gatos que lá viviam estão desaparecidos. 

A imprensa compareceu em peso no local.

Oramos, choramos, falamos sobre a necessidade de conscientizar a população quanto a importância da castração, posse responsável e da necessidade do cumprimento da Lei Feliciano e de Crimes Ambientais.

Ação! Para que essas mortes não sejam em vão.

Viviane Alexandre

10 comentários:

Robertinho disse...

Deveriam ter pensado o que aconteceria antes, agora não adianta chorar.
Porque as Ongs de animais e todos que gostam dos bichanos não adquirem um sitio ou mesmo um lugar para cuidar de animais abandonados até serem doados?
Largar anomais soltos e perdidos no bosque deu no que deu. Pelo menos poderiam ter cameras e luzes mais fortes lá.

José Franson disse...

Os animais humanos, enquanto coletivo não devem ser estimulados ou ter facilidades para manter em sua companhia outros animais. Não evoluiu o suficiente para entender que ele não é o senhor dos viventes. Vamos fazer de tudo para diminuir a natalidade de cães e gatos, para que não estejam facilmente disponíveis.
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/02/solucao-definitiva-para-o-sofrimento.html

Unknown disse...

Boa tarde Sr. Roberto, muito obrigada por seu comentário no meu blog, pois me dá a oportunidade de esclarecer o que as ONGs fazem e a dimensão deste ato. Primeiramente gostaria de dizer que não somos nós que deixamos animais por ai, são pessoas como eu e você, que pegam um animal de forma irresponsável e depois o descarta como se fossem lixo. Outras vezes, descartam a ninhada porque não querem filhotes. Mas pergunto: Por que não os castram, então?
As Ongs fazem um trabalho de forma voluntária, sem receber um tostão de dinheiro público, castram animais gratuitamente ou conseguem preços subsidiados para ajudar a população.
Você deve estar pensando: bom para quem gosta de bicho, correto? Pois digo, errado. Isto porque, se as ações de educação ambiental fossem efetivas, não teriamos abandono nas ruas e as pessoas que NAO gostam de animais ficariam mais felizes, pois não teriam que se deparar com animais soltos nas ruas, correriam menos risco de "estragarem seus carros" porque atropelaram um animal, não correriam risco de serem mordidos, enfim, tudo o que quem não gosta de animais gostaria.

Por fim, entendo seu ponto de vista, porque não compramos um sitio... Agora te pergunto: o que fazer então com aquelas crianças que sobreviveram ao assassinato em massa na escola do rio? Colocamos num sitio também? O que deveriam ter feito as mulheres que foram mortas pelo "maníaco do parque" (lembra dele)? Será que essas mulheres deveriam estar em casa ou andar de burca? Sabia que o maníaco do parque começou matando animais? Sabia que há estudos que comprovam que o abuso contra os animais acontece dentro de uma rede complexa de relações familiares perturbadas: a maioria dos serial killers começou matando pequenos animais; o maníaco do parque também começou matando animais, sem ser incomodado. 85% das mulheres vítimas de violência doméstica relataram que seu agressor já havia agredido seus animais de estimação; 32% das vítimas de abuso doméstico que possuem animais relataram que um ou mais de seus filhos tinha machucado ou matado um animal. São estudos públicos, cabe às autoridades prestar atenção aos sinais, treinar seus servidores, para evitar mais tragédias, contra homens e animais.

Será que devemos todos nos manter em sítios fechados para não sermos vítima da estupidez alheia?

Atenciosamente,

Viviane Alexandre

Sandra disse...

Boa tarde Sr. Roberto!

Infelizmente, milhares de pessoas pensam que todos os problemas que não são resolvidos pelo poder público DEVE ser obrigação das ONG´s.
Mas não é verdade!
Muito mais simples a população exercer a cidadania cumprindo seus deveres e cobrando seus direitos.
O direito tutela a propriedade, por que não pode tutelar a vida de um animal?
Há uma lei federal que reza que maus tratos é crime, e crime inafiançável, e abandono é uma das modalidades de maus tratos.
Não é mais fácil cumprir a lei?
Há uma lei estadual que diz que o Município tem o dever de fiscalizar, fazer campanhas educativas de castração e posse responsável, bem como deve castrar e vacinar animais de rua.
Por que "tirar" do poder público suas obrigações?
É mais fácil votar e esquecer em quem votou que exercer a cidadania.
Exercer a cidadania implica em conhecer não só os direitos mais também os deveres.
É preciso cobrar das autoridades que cumpram suas obrigações e justifiquem os impostos que pagamos (claro que imposto de quem não sonega, pois quem sonega não tem moral para cobrar.).
ONG´s de proteção animal não costumam receber incentivos, doações, contribuições,... para que façam o lindo trabalho a que se propõem.
Estão contribuindo com a Saúde Pública.
Sempre citamos o 1º Mundo quando queremos apontar um exemplo, então, nos países desenvolvidos a questão animal é tratada com a seriedade que merece.
Realmente, agora, não há mesmo que chorar o leite derramado, porém, quem não cuidou do que deveria, foi o município que aproveitando da inércia e comodismo de sua população, varre a sujeira para debaixo do tapete, ou simplesmente, nada faz!
Att.

Sandra Maria da Silva
Advogada

Carolina Araujo disse...

Parabéns primeiro àqueles que em vista da ignorância do outro, sabem medir as palavras e conscientizar as pessoas. Em segundo lugar, parabéns àqueles que divulgam mais informações sobre o árduo - e gratuito - trabalho realizado pelas centenas de Ongs existentes em nosso país. Em um terceiro lugar, algumas palavras: Cada animal domesticado solto nas ruas é responsabilidade de todos a partir do momento que esses animais foram domesticados pelo HOMEM, para uso e benefício do HOMEM; a partir do crescimento urbano desordenado desses animais, não devido a pouco trabalho empreendido por TANTAS pessoas, mas pela ausência de políticas públicas que assegurem vacinas, assegurem castração,assegurem práticas de conscientização da posse responsável. (mais uma vez, não por falta de pessoas que lutam por isso, mas pelos constantes NÃOS que recebemos, de tantas prefeituras, secretarias públicas, campanhas midiáticas...)
Há centenas de pessoas que "pensam, antes" de que atrocidades como essas ocorram, e garanto que as que choram hoje pela barbaridade cometida a esses animais, foram e são as mesmas que ficam horas de seus dias arrumando dinheiro não sei de onde para alimentar e cuidar de animais abandonados, para pagar veterinários, pagar gasolina do ir e vir com esses animais em busca de médicos, tratamentos, adotantes..., para se intercomunicarem nas redes de internet em busca de alguma providência do Estado...
Quantos de nós moram em casas ou sítios com quintais enormes para dar conta de dezenas de animais? Quantas Ongs trabalham justamente nesses parques e bosques para segurar as pontas dessa demanda crescente de abandono, e castram e vacinam e cuidam desses animais?? E o que este senhor Roberto faz da vida? Garanto que nenhum trabalho voluntário, nenhuma campanha de concientização. Apenas fica com sua "mão no queixo" enquanto a gente se arrebenta, vendo tantos animais sofrendo nas ruas, sem dinheiro que nos baste, sem espaço que nos baste, sem profissionais que nos bastem para solucionar o problema. Então, muito cômodo assistir tudo de camarote... mais uma prova da necessidade de nós, ativistas, nos organizarmos, ganharmos força, divulgação, custeio dos nossos gastos com obrigações PÚBLICAS, ao menos para sermos poupados de ouvir essas imbecilidades.
Força , amigos, que com depoimentos como esses temos ao menos a dimensão de até que ponto a estupidez humana, a desinformação e a falta de cultura podem alcançar a humanidade...

Ana Claudia disse...

Olá Robertinho !
Nosso trabalho não é simples, não é fácil,mesmo quando damos o nosso melhor ainda encontramos pessoas que nos mandam cuidar de crianças ou nos pedem para dar um "jeito" em "nossos" animais.
Felizmente em meados de 1970 Brigitte Bardot respondeu aqueles que questionaram ela abandonar a carreira de atriz para se tornar uma Ativista pelos animais da seguinte maneira:
"Ocupem-se dos idosos e das crianças eu me ocuparei dos animais e no final todos estarão cuidados"
Admiro e enriqueço com as críticas e comentários daqueles envolvidos em causas sociais pois estes sabem como é trabalhar todos os dias com muitas adversidades e pequenas vitórias

Tais Oliveira disse...

Olá Roberto, bom em primeiro lugar se nós ONGs que trabalham pela causa tivessemos a colaboração de pessoas como vc que sabem falar mas não agem poderiamos sim ter um lugar para colocar esses animais. Ou melhor não teriamos tantos casos de abandono.
Muito me surpreente uma pessoa que trabalha em um dos maiores veículo de comunicação da região escrever um comentário como esse, realmente a hipocrisia brasileira mora ao nosso lado.
Pense e reflita caro "Robertinho" se fosse tão facíl trabalhar com a causa animal nós teriamos vc no nosso grupo de verdade e não criticar de fora sem saber a realidade vivida.

Anônimo disse...

Nós somos obrigados a ouvir e ler cada uma... bom, as ONG's trabalham muito e é uma pena que se deturpem as ONG's em simples jaulas. Até porque não sou a favor de jaulas, exceto para seres humanos.
No mais tenho aproveitado para falar sobre adoção consciente em todos lugares que frequento.
A inconciência e inconsequencia de seres humanos ignorantes faz muitas vítimas inocentes todos os dias. Mas afinal quem são os seres irracionais?

O que espero agora é que esse Ser do mal - não acho que seja psicopata, porque psicopatia é uma doença em que a pessoa praticamente não tem consequencia dos seus atos, mas este ser é uma pessoa má, amarga e mal amada, não um inconsequente, e sim uma pessoa que quer descontar nos outros suas frustrações merecidas com muita conciência - que ele pague pelo que fez, mesmo sabendo que isso não devolverá a vida dos anjinhos que ele tirou, mas que sirva de lição contra a impunidade neste país, para que outros desalmados não cometam mais atrocidades.

Cristianne

Anônimo disse...

Looks like you are an expert in this field, good articles and keep up the good work, my buddy recommended me it.

My blog:
rachat de credit marseille aussi Rachat credit

verinhabhz disse...

Boa noite Viviane..
Querida concordo plenamente com você.. esse sr.Roberto, não sabe oque esta dizendo, então seria bom que não desse opinião, pois falar é mto fácil mas fazer são poucos.ao invés de criticar deveria ajudar, pois as Ongs fazem um trabalho lindíssimo, maravilhoso.e tem mais vcs não tem o dever de ter sitio algum para esse trabalho que em primeiro lugar é da prefeitura do estado..como vc disse: não foram vcs que largaram os animais soltos abandonados..então sr Robertinho ao invés de criticar pq o sr não Doa um terreno ou um montante em dinheiro para fazerem um sitio um abrigo p esses cães?? fácil falar não é? pois é ..fica ai uma proposta..ajudar faz bem a Alma pensa ok.. PARABÉNS VIVIANE.. que Deus te dê em dobro tudo o que vc faz pelos animais, esses seres indefesos que não tem culpa de estarem na rua..A culpa é da sociedade e de pessoas que não pensam no dia de amanhã.pois aqui se faz aqui se PAGA!!!