quinta-feira, 19 de maio de 2011

Prefeitura vai encaminhar Projeto de Lei criando Feira de Adoção de Animais no Morro do São Bento



Estivemos presentes na reunião do dia 18 de maio de 2011 para falar sobre a morte de 48 animais (maioria gatos) no Morro do São Bento em Ribeirão Preto.  Compareceram Cãopaixão, AVA, Projeto Murilo Pretinho, OAB e representantes do poder público para falar com a Prefeita Darcy Vera.

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, enviará nos próximos dias à Câmara Municipal, um Projeto de Lei criando uma Feira de Adoção de Animais, no Morro do São Bento.
A iniciativa faz referência a matança ocorrida no último dia 9, quando 44 animais foram mortos envenenados no Morro do São Bento. “Vamos organizar ações, como campanhas, para despertar na sociedade a importância da posse responsável de animais dentro da cidade”, afirma a prefeita Dárcy Vera.
Em reunião na manhã desta quarta-feira, dia 18, com representantes da Secretaria da Saúde, Transerp, associações protetoras de animais e o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior, a prefeita anunciou que a feira será aos sábados no Morro do São Bento, com toda a infraestrutura necessária.
Também está em estudo pela Administração Municipal, a instalação de câmeras no Morro do São Bento, em parceria com o Projeto “Olhos de Águia” e ronda feita por Guardas Civis Municipais.
Ainda como forma de defender os animais, desde dezembro de 2010, Ribeirão Preto conta com local especializado para denunciar aqueles que infringirem o artigo 32 da Lei nº 9.605, que protege os animais de atos de abuso e maus-tratos. Trata-se da primeira Delegacia de Proteção de Animais localizada na rua Goiás n° 656.
O infrator que ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode sofrer pena de detenção de três meses a um ano, inclusive multa.
“A instalação da Delegacia de Proteção de Animais já foi um grande avanço para Ribeirão Preto e o Projeto de Lei que vamos propor vai reforçar ainda mais o combate aos maus tratos aos animais”, completa a prefeita.
Mais informações sobre a adoção de animais nas Associações: AVA – Associação Vida Animal (http://www.ava.org.br/); Cão Paixão (www.caopaixao.com.br); e Murilo Pretinho.

2 comentários:

SIMONE FILIPIN disse...

OIII...VIVIANE...SOU PROTETORA INDEPENDENTE E FAZENDO CORREÇÃO...NÃO FORAM 46 ANIMAIS...FORAM MUITO MAIS...SOMENTE DIVULGADOS 50 ANIMAIS...MAS SE PASSAR POR LÁ SENTIRÁ O CHEIRO DE ANIMAIS QUE AINDA NÃO FORAM RETIRADOS DE LÁ E JÁ SE ENCONTRAM EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO ADIANTADO..O CHEIRO É HORRIVEL...MAS QUE BOM QUE ESTÃO TOMANDO PROVIDÊNCIAS E E ESPERO QUE NÃO FIQUE SOMENTE NA DISPONIBILIDADE DE ESPAÇO MAS TAMBÉM DE VERBA...POIS SÃO GASTOS TANTO DINHEIRO COM OUTRAS COISAS SEM NECESSIDADE...VAMOS DEIXAR UMA HERANÇA PALPÁVEL PARA NOSSOS FILHOS, NETOS E BISNETOS...O RESPEITO PARA COM OS NOSSOS ANIMAIS...LUTAMOS PARA DEIXAR UMA IDENTIDADE PARA A NOSSA CIDADE E CIDADÃOS...PRECISAMOS DE LEVAR AS ESCOLAS A POSSE RESPONSAVEL DE ANIMAIS...PRECISAMOS PLANTAR PELO MENOS ESSA SEMENTE...E ANTES DE TUDO AGRADECER A DEUS POR MAIS ESSA CONQUISTA E OUTRAS QUE VIRAM...

Unknown disse...

É Simone, infelizmente foram muito mais gatos mesmo. Só no dia do manifesto encontramos mais 3 e realmente o pessoal da zoonoses não entrou mata adentro para pegar os que ainda estão lá. É que aqui acabo divulgando os números oficiais...
Fico muito feliz de saber que tem pessoas como vc trabalhando na proteção animal, pois a sua visão é a mais correta possível. Enquanto não trabalharmos nas escolas a guarda responsável de cães e gatos, não conseguiremos modificar esse pensamento egoista e antropocentrico que vemos hoje nas pessoas. A Educação Humanitária trata exatamente do respeito a TODAS as formas de vida. Pretendo ainda no mes de junho levar para a Prefeita Darcy Vera um projeto da WSPA que capacita professores em Educação Humanitária e depois faz o acompanhamento das evoluções. Espero que dê certo. abraços.