domingo, 21 de agosto de 2011

Bezerro fica tetraplégico.e é sacrificado após prova na arena de Barretos 2011

Quem agora se atreve a dizer que rodeio é inofenciso para os animais. Será que fez cocegas no bezerro? Olhe a imagem, torceram o pescoço do pobre animal! Os Independentes em nota oficial compararam a "fatalidade" a um acidente em uma prova de stock car. Por favor, eu estou louca ou o piloto não sabe os riscos que corre? Mas e o bezerro, alguem perguntou pra ele se o sonho da vida dele era ser caça em um esporte brutal? Ele concordou com isso? O Airton Senna morreu correndo na Fórmula 1, é claro que não queria morrer, mas sabia dos riscos do esporte que escolheu. E os animais?

Abaixo a íntegra da matéria que saiu na Folha Online:

Um bezerro precisou ser sacrificado após uma prova ocorrida no segundo dia da 56ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, na noite da última sexta-feira (19).

Na prova de bulldog (imobilização de bezerros), válida pelas finais da ANB (Associação Nacional de Bulldog), um animal teve de ser retirado da arena carregado após ser derrubado. O bezerro caiu e ficou imóvel na arena ao ser derrubado pelo bulldogueiro Cesar Brosco.

Como não se levantava após a queda, o bezerro precisou ser carregado na carroceria de um veículo.

Na noite de sexta, membros da organização da festa não se entenderam sobre o destino do bicho. O veterinário Marcos Sampaio de Almeida, de Os Independentes, dizia que o bezerro foi levado para uma ambulância veterinária e passava bem.

Mas Orivaldo Tenório de Vasconcelos, diretor do Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), ligado à organização do evento, dizia --ainda na sexta-feira-- que havia a suspeita de que o bezerro tivesse sofrido uma fratura na coluna cervical.

"Percebi que ele tinha perdido o reflexo das patas e pedi para sacrificá-lo. Vou necropsiá-lo para saber a verdadeira causa da morte", afirmou o diretor.

Já no sábado, Vasconcelos confirmou a morte e disse que a necropsia constatou que o bezerro havia sofrido uma lesão nas vértebras e, por isso, havia ficado tetraplégico. Diante da situação, o bezerro foi sacrificado.

Vasconcelos disse que essa foi a segunda vez que ele viu um acidente do tipo ocorrer durante toda a sua carreira.

No bulldog, o peão tem de imobilizar o bezerro com as mãos, sem o uso de nenhum equipamento, e derrubá-lo.







Um comentário:

Alexandrino disse...

Viviane, meu nome é Felipe Alexandrino e li hoje a notícia do bezerro na FSP. Não podemos deixar impune esse tipo de acontecimento. Me disponho a te ajudar a penalizar esse Marcos Murta e toda essa organização escrota "Os Independentes". Nós podiamos fazer uma carta aberta de repudio e enviar no e-mail dele m.murta@independentes.com.br . Ou fazer uma campanha para que as pessoas enviem e-mails para ele, até lotar a caixa dele. meu e-mail é felipknot27@gmail.com

Att!