sábado, 4 de fevereiro de 2012

SOU PELA PAZ DOS TERRÁQUEOS


Muitas vezes escuto de pessoas que só me preocupo com animais. Não deixam de ter uma certa razão, porque biologicamente falando, todos nós somos animais, ou será que somos vegetais, minerais? Mas é equivocada essa postura de achar que gosto só de "animais não humanos". Afinal, me preocupo com a violência de uma forma geral. A violência, tanto contra animais não humanos ou humanos, é a mesma, e deve ser combatida. Sou mulher, sou afro descendente, sou protetora de animais, ainda não tenho filhos, mas pretendo ter. A minha condição já me coloca numa posição em que a luta pela disseminação da PAZ, dos VALORES ÉTICOS, do RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA e OPÇÃO SEXUAL é primordial. Fui coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Ribeirão Preto, participo de várias reuniões sobre os direitos das mulheres, sobre o enfoque do Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher (Pacto que São Paulo infelizmente não assinou), acompanho o trabalho de uma amiga que trabalha voluntariamente em um projeto com mulheres em situação de prisão. Participo de grupos que lutam pelo respeito a diversidade sexual. Será que alguém normal acredita que a opção sexual é motivo para espancamento e morte? Acredito que a Lei Maria da Penha é linda no papel, mas na prática não tem funcionado, pois todos os dias temos várias notícias de mulheres que foram mortas ou agredidas, mesmo tendo medidas protetivas. Fora os inúmeros casos que sequer vão pra mídia. Nesses últimos dias tivemos uma procuradora que foi morta provavelmente pelo marido. Um jovem que está internado porque foi espancado por um bando de covardes porque tentou impedir que um morador de rua fosse injustamente agredido. Vira e mexe, a mesma violência é praticada contra homossexuais. Pergunto a todos aqui: qual a diferença entre a violência praticada contra a Procuradora, contra o Jovem, o morador de rua, o homossexual, a criança e o yorkshire? NENHUMA!  A raiz da violência é a mesma, quem é violento com um animal não humano também o é com seus semelhantes. É por isso que falo: "Respeito a todas as formas de vida", e não "Respeito aos animais não humanos". A causa animal foi a rua no último dia 22 porque a pena por essa mesma violência, quando praticada contra animais é branda demais. E porque esta diferença? Afinal, se não coibirmos a raiz da violência, ela permanecerá ai, forte, contra todos nós, nossas famílias, nossos filhos. E é isto que eu quero para mim, minha família, minha cidade? JAMAIS! Quero paz, e se tiver algum movimento pela PAZ, sem especismos, estarei lá, porque ela é importante para todas as formas de vida que habitam a terra, nós TERRÁQUEOS.

Viviane Alexandre

Nenhum comentário: