terça-feira, 14 de agosto de 2012

VIVIANE ALEXANDRE 23456 - Porque quero ser vereadora de Ribeirão

PORQUE QUERO SER VEREADORA DE RIBEIRÃO


Durante os anos em que venho lutando pelo direito dos animais, senti na pele junto com outros protetores e ONGs de todo o Brasil a dificuldade de colocar em prática políticas públicas para os animais. Temos todos os tipos de dificuldades: a mentalidade ainda enraizada em muitas pessoas de que são meros objetos e não precisam ser cuidados; funcionários de prefeituras que se acostumaram com o método já em desuso de morte de animais em CCZs após 3 dias de recolhimento e não querem mudar esta realidade; pessoas que abandonam animais por falta de conscientização; falta de controle populacional; etc.

Como assessora do Deputado Feliciano, pude visitar várias cidades e perceber que mesmo após a Lei Estadual 12.916/08, muitas prefeituras ainda não implantaram políticas públicas condizentes com o bem estar dos animais e a nova era que vivemos na causa animal e ambiental.

Em Ribeirão Preto o cenário não é diferente, há muito o que evoluir, o que desenvolver em políticas públicas para que a cidade se torne referência em Bem Estar Animal, controlando a população de animais domésticos e tratando os animais (silvestres, exóticos e domésticos) de maneira digna, conforme determina a Constituição Federal.

Por esta razão, no ano passado, após muitas conversas com pessoas que até então representavam todas as ONGs de proteção animal atuantes em Ribeirão (AVA, Cãopaixão e Projeto Murilo Pretinho), decidimos pelo lançamento de meu nome como candidata a vereadora para mudar essa realidade.

Sempre é bom lembrar que Bem Estar Animal é sinônimo também de SAÚDE PÚBLICA. Isto significa que mesmo não gostando de animais, o trato com eles é importantíssimo para manter o equilíbrio ambiental e consequentemente a salubridade pública. A USP divulgou uma pesquisa concluindo que se não for feito o controle populacional de cães e gatos, até 2030 teremos mais animais do que gente nas cidades. Isto é bom para você? Claro que não, e nem para eles! 70% desse animais vivem abandonados por aí. Descontrole é sinônimo de doenças, de acidentes de trânsito, e muitos outros transtornos que incomodam diretamente quem não gosta de animais. Por isto tratar de políticas públicas para os animais é tão importante.

Tenho como propostas principais:

1) Criação da Coordenadoria de Bem Estar Animal - que será um vinculada ao Gabinete do Prefeito ou Casa Civil e trabalhará juntamente com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, para a implantação de projetos de médio e longo prazo para tornar Ribeirão Preto uma referência também no trato com os animais, uma referência em RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA.

2) Aumentar o número de castrações gratuitas e implantação do CASTRAMÓVEL. Ribeirão Preto faz hoje pouco mais de 2 mil castrações gratuitas, o que é muito pouco perto da demanda de aproximadamente 150 mil animais da cidade. Para efetivamente trabalharmos o controle populacional de cães e gatos é preciso esterilizar muito mais animais. Além disso, muitas pessoas tem dificuldades de locomoção, para isso proponho o que já existe em outras cidades brasileiras, o Castramóvel, que durante alguma semanas fica em um bairro castrando todos os animais e depois de algumas semana inicia o processo em outro bairro da cidade. A isso chamamos de castração em massa ou por saturação.

3) Identificar gratuitamente os animais com CHIP para inibir o abandono e facilitar a quem perdeu seu animal a encontrá-lo. Se os animais são identificados no momento da vacina ou da castração, caso seu responsável o abandone, temos como efetivamente puni-lo por crime ambiental e também com uma multa administrativa que pode ir para o Fundo Municipal de Bem Estar Animal, ajudando a implementar outras políticas públicas para os animais. Além disso, quem perde seu animal tem mais chances de reencontrá-lo, pois se alguém o achar, pode imediatamente identificar o tutor através das informações contidas no chip.

4) Instituir o Atendimento Veterinário Gratuito para animais carentes. Da mesma forma em que foi implantado em São Paulo através do trabalho incessante do Vereador Tripoli, que é da causa animal, precisamos aqui também ter atendimento gratuito aos animais de rua e de pessoas carentes. Sem o trabalho do vereador, este atendimento jamais teria sido implantado. Pretendo trabalhar para que ele se torne realidade também em Ribeirão Preto.

5) Propor ações de conscientização para o respeito a todas as formas de vida. Sem educação não dá. Precisamos de um projeto de educação ambiental amplo, em que crianças e adultos sejam conscientizados sobre a obrigação constitucional de todos os brasileiros para com o meio ambiente e os animais. Todos nós temos obrigação de respeitar e zelar por eles. Mas para isso é preciso implementar um projeto de educação na cidade.

6) Proibir os animais de tração animal (carroças) e animais em espetáculos. Ribeirão é uma das maiores cidades do Estado de São Paulo, uma das mais importantes, pólo econômico, médico, cultural. Não podemos mais conviver com maus tratos aos animais, a cidade não comporta carroças. Precisamos sim proibir a circulação de veículos de tração animal. Claro, de forma responsável, realocando as poucas pessoas que hoje precisa delas para seu sustento. Também não devemos tolerar a utilização de animais em espetáculos, somos pólo cultural, merecemos diversão sem maus tratos.

Por todas essas razões e com essas principais propostas, apresento meu projeto para que você possa avaliar e se puder, ajudar neste desafio, para tornarmos Ribeirão uma cidade mais justa para todas as formas de vida

VIVIANE ALEXANDRE - 23.456


6 comentários:

Denize disse...

Ola Viviane , meu nome é Denize , tenho 52 anos casada , 3 filhos e sou apaixonada por animais .
Ate hoje eu nao tinha noção em quem votar para vereador(a) , até que minha filha mais nova me mostrou o seu santinho.Achei suas propostas interessantes , mas dentre elas não li nenhuma proposta em que caso um animal machucado, ou maltratado, ou mesmo abandonado for resgatado da rua por qualquer pessoa comum com a unica intenção de ajudar e não adotar terá um lugar decente( que não seja o CCZ) para ficar abrigadoe cuidado com a verba da prefeitura até a sua adoção.
Gostaria entao de saber se ~para esta questão voce pode me dar um parecer.
Estou lhe questionando , pois aconteceu comigo de resgatar um poodle da rua imundo , pulguento, com a doença do carrapato, e pneumonia.Tive que arcar com todo o tratamento , pois achei um lugar para deixa-lo , só que alem de ter que arcar com todos os medicamentos ainda tinha que pagar as diarias e o lugar não era nada agradavel.
Então nunca mais resgatei nenhum animal , apesar de sofrer a ponto de não dormir quando vejo um cãozinho perambulando pelas ruas.
Acho que se tivesse um lugar especifico , a população ajudaria tambem com doações, assim como funciona a ONG CLUBE DOS VIRA-LATAS , que é um exemplo para o Brasil.
Obrigada!
Denize

Unknown disse...

Olá Denize, muito obrigada por seu questionamento e me desculpe a demora em te responder. Segundo estatísticas, Ribeirão conta com aproximadamente 150 mil animais, 70% a 80% deles estão nas ruas abandonados. Não posso falar que a prefeitura tem como criar um abrigo para esses mais de 100 mil animais, pois não tem. Sei qual a realidade do orçamento de Ribeirão Preto, minha monografia de Pós Graduação em Gerente de Cidades foi exatamente “Como combater o abandono de cães e gatos na cidade de Ribeirão Preto”, já trabalhei na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa com o Deputado Feliciano, que foi quem conseguiu proibir os CCZs do Estado de SP de matar animais como era feito até então. Sinceramente, se houvesse uma fórmula mágica, com certeza ele já teria feito em Campinas quando foi vereador e o Roberto Tripoli já teria feito na capital. Falo com pé no chão, não há milagres. O vereador não tem competência funcional para fazer hospitais, escolas, creches, etc. Quem decide como o dinheiro do município vai ser gasto é o prefeito. O vereador dá ideias sim, que podem ser abraçadas pelo Prefeito, incluídas no orçamento, mas para isso bom senso é importante e não temos como neste momento sairmos do "nada" e termos o "tudo" como num passe de mágica. O vereador traz recursos com seus deputados parceiros (no meu caso sou muito, muito amiga do Tripoli, do Ricardo Izar e do Dep Feliciano), que também trabalham com a causa animal. O atendimento veterinário gratuito em São Paulo, por exemplo, feito em parceria com a ANCLIVEPA está a todo o vapor e foi idealizado pelo vereador Roberto Tripoli, também meu amigo. Conversando com ele, a ideia foi ir aos poucos, porque o prefeito não ia abraçar ideias monumentais. Agora ele está lutando para que outros espaços sejam abertos em outras regiões, o que é ótimo. Acredito que o CCZ deva se tornar um local para abrigo temporário de animais, intensificando-se as feiras de adoção, mas sempre junto com projetos educacionais de conscientização e também castração. De nada adianta aumentar o número de adoções se não trabalharmos a educação com relação a guarda responsável de animais e também a castração. Poderia aqui prometer os céus, falar um monte de mentiras que neste momento a cidade infelizmente não ter pernas para abraçar. Mas tenho responsabilidade, estou aqui para falar o que é possível, e não para prometer e não cumprir, entende? Não há lares para todos, isto é um fato e lares temporários são fundamentais também. Estou a disposição para mais esclarecimentos se quiser. Obrigada por seu apoio

Unknown disse...

Olá Denize, muito obrigada por seu questionamento e me desculpe a demora em te responder. Segundo estatísticas, Ribeirão conta com aproximadamente 150 mil animais, 70% a 80% deles estão nas ruas abandonados. Não posso falar que a prefeitura tem como criar um abrigo para esses mais de 100 mil animais, pois não tem. Sei qual a realidade do orçamento de Ribeirão Preto, minha monografia de Pós Graduação em Gerente de Cidades foi exatamente “Como combater o abandono de cães e gatos na cidade de Ribeirão Preto”, já trabalhei na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa com o Deputado Feliciano, que foi quem conseguiu proibir os CCZs do Estado de SP de matar animais como era feito até então. Sinceramente, se houvesse uma fórmula mágica, com certeza ele já teria feito em Campinas quando foi vereador e o Roberto Tripoli já teria feito na capital. Falo com pé no chão, não há milagres. O vereador não tem competência funcional para fazer hospitais, escolas, creches, etc. Quem decide como o dinheiro do município vai ser gasto é o prefeito. O vereador dá ideias sim, que podem ser abraçadas pelo Prefeito, incluídas no orçamento, mas para isso bom senso é importante e não temos como neste momento sairmos do "nada" e termos o "tudo" como num passe de mágica. O vereador traz recursos com seus deputados parceiros (no meu caso sou muito, muito amiga do Tripoli, do Ricardo Izar e do Dep Feliciano), que também trabalham com a causa animal. O atendimento veterinário gratuito em São Paulo, por exemplo, feito em parceria com a ANCLIVEPA está a todo o vapor e foi idealizado pelo vereador Roberto Tripoli, também meu amigo. Conversando com ele, a ideia foi ir aos poucos, porque o prefeito não ia abraçar ideias monumentais. Agora ele está lutando para que outros espaços sejam abertos em outras regiões, o que é ótimo. Acredito que o CCZ deva se tornar um local para abrigo temporário de animais, intensificando-se as feiras de adoção, mas sempre junto com projetos educacionais de conscientização e também castração. De nada adianta aumentar o número de adoções se não trabalharmos a educação com relação a guarda responsável de animais e também a castração. Poderia aqui prometer os céus, falar um monte de mentiras que neste momento a cidade infelizmente não ter pernas para abraçar. Mas tenho responsabilidade, estou aqui para falar o que é possível, e não para prometer e não cumprir, entende? Não há lares para todos, isto é um fato e lares temporários são fundamentais também. Estou a disposição para mais esclarecimentos se quiser. Obrigada por seu apoio

Michele disse...

Olá Viviane,Ribeirão Preto esta precisando de um Hospital público para os animais de pessoas carentes,que não tem condições de pagar um veterinário.E também para os animais que são abandonados doentes.
Precisamos de castração gratuita porém segura.O que vc tem a me dizer a respeito disso?Sei tbm que o Bosque da cidade precisa de melhorias,e isso me preocupa.Porque sempre nossos animais ficam em segundo plano.Isto é,quando ficam!A partir desse ano meu voto vai ser muito bem pensado,Voto em pessoas que vão fazer a diferença,e se vc colocar em pratica suas propostas,vai me deixar satisfeita.
Assim meu voto será seu.
Estou aguardando seu retorno.
Obrigada.
Michele.

Unknown disse...

Ola vivianne, Prazer meu nome é Guilherme , meu voto é pra você. Gostaria muito que seus projetos fosse realmente realizados pois também sou a favor que todos os animais seja bem tratados boa sorte

Debora disse...

Boa noite Viviane! Eu sou protetora como você e conheço o trabalho da AVA pois moro nos Campos Elíseos. E como seu que seu partido é coligado no partido da Darcy Vera e se Deus quiser ela vai ser eleita no segundo turno, gostaria de saber se a proposta de implantar um hospital publico veterinário tem fundamento..se há verbas para tudo isso. Aguardo seu retorno.