terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Não Abandone: Você é a Vida Dos Seus Animais

Os animais não são mobília. Não são brinquedos, objetos descartáveis ou decoração velha. Os animais não se podem jogar fora quando já não precisamos deles, quando nos estão a incomodar ou quando se tornam um peso que não previmos.

Todo o ambiente que rodeia um animal o afeta emocionalmente (e fisicamente), por isso é preciso ter um grande cuidado, respeito e consideração por eles. Pela vida deles.
No entanto acabam abandonados, todos os dias aparecem novos casos. Em Portugal, foram abandonados 30 mil animais só em 2014, um número que duplicou em cinco anos. O Brasil tem milhões de animais abandonados, com um aumento que chega aos 70% durante as férias. Os números são explícitos e falam por si próprios, mas a pergunta que fica é… como é possível abandonar assim os animais?

A ciência tem comprovado o que o bom senso há muitos nos dizia através das palavras de Jeremy Bentham – Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer. Já ouviu certamente dizer que a prevenção é o melhor remédio e neste caso, não é diferente.

O abandono combate-se não abandonando. Demasiado óbvio e mais fácil escrever do que concretizar, seguramente. Contudo, o planeamento (antes) e a mentalidade correta na relação com os animais (durante) podem ser a chave que tanto desejamos encontrar para resolver este flagelo da nossa sociedade (depois). Um flagelo que nos deveria deixar envergonhados enquanto animais racionais e espécie civilizada. Temos as armas para o fazer.



Fonte: mundodosanimais.com




Nenhum comentário: