quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Confira dicas de cuidados com os animais no carnaval

Mais um feriadão de Carnaval está chegando: folia, festa e diversão não vão faltar! Mas se você tutela um animal doméstico e vai pegar a estrada, é preciso ficar atento com os cuidados com o seu amigo nesse período: ele vai ficar por aqui ou vai junto com você? Será que ele vai gostar dessa agitação toda?
Segundo profissionais veterinários, os animais não são muito adeptos das festas. A mudança na rotina pode levar ao estresse. Pessoas diferentes no mesmo ambiente aumentam o risco de acidentes, como por exemplo, fugas e atropelamentos (mesmo dentro de casa). Podem, ainda, se machucar por estresse pelo intenso barulho ou de tanto latir tentando ver o que está acontecendo fora de casa. Outros problemas comuns são a intoxicação por alimentos impróprios ou resíduos incluindo bitucas de cigarros, balões, enfeites e pedaços de fantasias. 
Quem vai ao litoral deve intensificar os cuidados. Na praia há muitos cães errantes, que são fontes de doenças e parasitas. Também há o problema das fugas, cães e gatos perdidos por estarem num ambiente desconhecido ou pouco familiar. A vacinação deve estar em dia. Alguns destinos, principalmente regiões mais quentes, são regiões endêmicas de certas doenças muito sérias que necessitam de vacinação especial. 
Para a viagem de carro, por exemplo, os tutores devem estar prevenidos. A dica dos veterinários é não se esquecer de manter o carro arejado, levar sempre água fresca e o tapete higiênico, além de fazer algumas paradas durante o trajeto.
Quem tem filhote não vacinado, é melhor optar por deixá-lo por aqui. Filhotes não vacinados não devem ter contato com outros cães, principalmente os que moram nas ruas, nem ir a parques, por exemplo. Para cães e gatos idosos, a viagem pode ser uma fonte de estresse e risco. A hospedagem se torna a melhor opção.
Caso os tutores queiram colocar o animal no ritmo da folia, como roupinhas ou possíveis fantasias, é preciso tomar cuidado com os acessórios. Roupas apertadas ou que possam se engatar em algo são perigosas e podem sufocar ou machucar o animal. 
Fonte: Paraná Shop

Nenhum comentário: